Skip to content

EduCativa Space

Another Blog by Eduardo Chaves

Search
  • Home
  • About this Blog
  • My Résumé
  • Contact
HomeHome

Home

Alternativa: https://educativa.space/

Like this:

Like Loading...

Eduardo Chaves

Recent Posts

  • De Escolas Alternativas a Alternativas à Escola
  • Educação como Desenvolvimento Humano
  • Educação: Dois Conceitos Antagônicos
  • Palavras e Conceitos: A Propósito da Educação

Recent Comments

Pages

  • About this Blog
  • Contact
  • My Résumé
  • Home

Categories

Archives

  • October 2020
  • September 2020
  • August 2020
  • July 2020
Follow EduCativa Space on WordPress.com

RSS Chaves Space

  • Administrar o Tempo é Planejar a Vida
    1. Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade em que nos envolvemos: é uma questão de definir prioridades. Provavelmente (numa sociedade complexa como a nossa), NUNCA vamos ter tempo para fazer... Read More ›
  • Debate na TV Cultura, Opinião Nacional: Valdemar Setzer e Eduardo Chaves (1999)
    Debate na TV Cultura, programa Opinião Nacional28 de Maio de 1999O Uso da Informática na Educação Entrevistador: Heródoto BarbeiroComentarista: Carlos A. SardenbergDebatedores: Valdemar Setzer e Eduardo Chaves (Originalmente transcrito no site EduTec.Net, no seguinte URL: http://edutec.net/Noticias e Eventos/Apoio/edsetze1.htm. O site... Read More ›
  • Uma Educação Liberal
    Estou escrevendo um livro sobre Liberalismo e Educação. Vou, pouco a pouco, revelando, em pequenas janelas, o que estará contido no livro. O último artigo que publiquei aqui neste blog, sobre Convencer e Persuadir, Convencimento e Persuasão, é uma nota... Read More ›
  • Processos de Convencimento vs Processos de Persuasão
    Apesar de muitas pessoas usarem os termos “convencer” e “persuadir” como se fossem sinônimos, ou quase, eu considero o conceito de convencer (convicção, convencimento) e o conceito de persuadir (persuasão) como basicamente distintos. Convencimento é o processo através do qual... Read More ›
  • A Frustrada Revolução Mineira e Thomas Jefferson
    O ideário liberal, especialmente o representado pelo pensamento de Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos, teve influência decisiva sobre o pensamento e as ações dos principais líderes da chamada Inconfidência Mineira [1], em especial... Read More ›
  • Berdyaev e a Imaginação Criativa
    “O futuro pertence àqueles que forem mais capazes de usar as próprias cabeças do que as próprias mãos“. [Revista Newsweek, citada por Domenico de Masi em O Ócio Criativo, 2000, 6a.ed. da tradução brasileira, p.107] o O o Em seu... Read More ›
  • Viva o Natal: o Sacro Império Romano, o Império Austro-Húngaro, a Imperatriz Leopoldina, e a Imperatriz Sissi: Uma Salada
    Neste dia, 25.12, dia de Natal, no ano 800, Carlos Magno, ou, no bom Latim, Carolus Magnus, conhecido, na Alemanha, como  Karl der Große, ou, na França e nos Estados Unidos, como Charlemagne, foi coroado, pelo Papa Leão III, como... Read More ›
  • Sucesso e Fracasso, Sorte e Azar
    Comprei ontem (22.12.2020) um desses livros que é muito difícil parar de ler. O conteúdo é fantástico e o estilo atraente e engajante. Chama-se The Psychology of Money: Timeless Lessons on Wealth, Greed and Happiness. O autor é Walter Housel.... Read More ›
  • Desemprego e Informática, Sorte e Azar (1995)
    [O artiguete abaixo foi escrito em 1995 (há cerca de doze anos, portanto, quando foi publicado aqui, em 2007) e foi publicado na época em vários jornais do interior paulista. Na ocasião eu era presidente de uma rede de franquias... Read More ›
  • A Construção da Ortodoxia e a Invenção da Heresia no Cristianismo Primitivo
    Iniciarei esta seção discutindo uma questão importante, acerca da qual grande parte dos cristãos provavelmente nunca pensou. Mesmo entre teólogos cristãos, poucos dedicaram muita atenção a ela até recentemente. A questão é a seguinte: Ao longo dos quatro ou cinco... Read More ›

RSS MindWare

  • Anarquismo, Desestatização e a Desescolarização da Educação
    1. Introdução Não existe consenso na definição da maior parte das teorias que propõem a melhor forma de viver em sociedade — aquilo que podemos chamar de filosofias políticas, como, por exemplo, comunismo, socialismo, socialismo democrata, democracia social (ou social-democracia), liberalismo social, liberalismo clássico, anarquismo, etc. Mas, dentre esses r […]
  • Eu e a Educação – Primeira Parte
    Parte 1 – A Evolução das Minhas Ideias sobre a Educação O Ponto de Partida Sete Linhas de Reflexão O Ponto de Chegada Quando se vai discutir a educação, em geral, ou do ponto de vista de qualquer pessoa (até mesmo do da gente, que é o que eu vou fazer aqui), é preciso, desde … Continue reading "Eu e a Educação – Primeira Parte"
  • APECAVE: Aprendizagem Personalizada e Colaborativa em Ambientes Virtuais Estruturados
    Há algum tempo criei um conceito, ao qual dei o nome e sigla (acrônimo?) acima. O conceito, portanto, é uma abstração da expressão “Aprendizagem Personalizada e Colaborativa em Ambientes Virtuais Estruturados”. Acho que essa expressão compreende os elementos essenciais do conceito: A. APRENDIZAGEM: Do que se trata? Trata-se de Aprendizagem, não de Ensino. Co […]
  • Apresentação de meu Novo Livro
    Meus caros leitores e amigos: Lanço hoje – 20/2/2019 – a segunda edição, revista e bastante ampliada, do meu principal livro, que venho escrevendo há dezoito anos. Por enquanto ele está apenas no formato e-book, padrão Kindle, da Amazon Books. O título é Educação e Desenvolvimento Humano: Uma Nova Educação para uma Nova Era (Segunda … Continue reading " […]
  • Livro de Eduardo Chaves na Amazon (Kindle)
    Comunico aos leitores e amigos que publiquei no formato e-book / padrão Kindle, da Amazon, um pequeno livro que publiquei em papel no início do ano passado sobre História da Igreja Antiga. Seu título é Breve História da Igreja Antiga: Dos Primórdios à Queda do Império Romano no Ocidente. O livro é publicado sob a … Continue reading "Livro de Eduardo Cha […]
  • Aprendizagem Sem Hora Marcada
    RECOMENDO, sem reservas, o livro cuja capa aparece na foto a seguir e cuja resenha é acrescentada como Anexo. Seu título é Timeless Learning: How Imagination, Observation, and Zero-Based Thinking Change Schools. O título é meio difícil de traduzir para o Português, mas eu o traduziria livremente como Aprendizagem sem Hora Marcada: Como a Imaginação, … Contin […]
  • My Educational Creed: A Pedagogical Decalogue
    NOTE of June 16, 2018: I wrote this Decalogue one year ago, in June 2017, while I prepared a paper for the PBL-2018 Conference on Problem-Based Learning and Other Active Methodologies, which received the title “Reinventing the School or Deschooling Education?” (The Conference took place in February 2018 in Santa Clara, CA, in the campus … Continue reading […]
  • Mindware & Education
    “Uma forma abrangente de descrever a inteligência reflexiva é dizer que ela consiste de ‘mindware’. Comparemos: ‘kitchenware’ são as ferramentas com as quais trabalhamos na cozinha; ‘software’ são as ferramentas com as quais trabalhamos no computador; ‘mindware’ são ferramentas para a mente: as ferramentas com as quais a nossa mente trabalha. Uma instância d […]
  • Definitions of Mindware
    Mindware “(As a count noun): A product which affects or improves one’s mind (rare). Material (especially books) which provides mental stimulation. (Computing): Software which closely imitates or interacts with the human mind; an artificial intelligence or virtual reality program. A person’s mind, especially intellectual faculties or thought processes, regard […]

RSS EduTec

  • Debate na TV Cultura, Opinião Nacional: Valdemar Setzer e Eduardo Chaves (1999)
    Debate na TV Cultura, programa Opinião Nacional28 de Maio de 1999O Uso da Informática na Educação Entrevistador: Heródoto BarbeiroComentarista: Carlos A. SardenbergDebatedores: Valdemar Setzer e Eduardo Chaves (Originalmente transcrito no site EduTec.Net, no seguinte URL: http://edutec.net/Noticias e Eventos/Apoio/edsetze1.htm. O site original da EduTec.Net […]
  • Anarquismo, Desestatização e a Desescolarização da Educação
    1. Introdução Não existe consenso na definição da maior parte das teorias que propõem a melhor forma de viver em sociedade — aquilo que podemos chamar de filosofias políticas, como, por exemplo, comunismo, socialismo, socialismo democrata, democracia social (ou social-democracia), liberalismo social, liberalismo clássico, anarquismo, etc. Mas, dentre esses r […]
  • Eu e a Educação – Primeira Parte
    Parte 1 – A Evolução das Minhas Ideias sobre a Educação O Ponto de Partida Sete Linhas de Reflexão O Ponto de Chegada Quando se vai discutir a educação, em geral, ou do ponto de vista de qualquer pessoa (até mesmo do da gente, que é o que eu vou fazer aqui), é preciso, desde […]
  • Apresentação do meu Novo Livro
    Meus caros leitores e amigos: Lanço hoje – 20/2/2019 – a segunda edição, revista e bastante ampliada, do meu principal livro, que venho escrevendo há dezoito anos. Por enquanto ele está apenas no formato e-book, padrão Kindle, da Amazon Books. O título é Educação e Desenvolvimento Humano: Uma Nova Educação para uma Nova Era (Segunda […]
  • Home Schooling e Escolaridade Compulsória
    Começo declinando o ponto do qual tenho minha vista e perspectiva. Sou um liberal clássico que está bem mais próximo de ser um anarquista libertário do que de ser algo que às vezes é chamado de liberal social. O partido do atual presidente se chama PSL: Partido Social Liberal. Embora tenha votado em Jair Bolsonaro […]
  • A Questão da Educação Moral
    [Trabalho redigido em Agosto de 2000 para uso dos alunos da disciplina “Educação Moral” ministrada no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Instituto Adventista São Paulo (IASP), no segundo semestre de 2000] Conteúdo Educação Integral e Educação Moral A Moralidade: Início da Discussão Ações Morais, Imorais e Moralmente Neutras Cri […]
  • A Questão do Escopo da Moralidade
    [Trabalho redigido em Agosto de 2000 para uso dos alunos da disciplina “Educação Moral” ministrada no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Instituto Adventista São Paulo (IASP), no segundo semestre de 2000] Conteúdo Costume, Lei e Moralidade Costume Lei Moralidade 1. Costume, Lei e Moralidade Aqui neste módulo estaremos buscando […]
  • Aprendizagem Sem Hora Marcada
    RECOMENDO, sem reservas, o livro cuja capa aparece na foto a seguir e cuja resenha é acrescentada como Anexo. Seu título é Timeless Learning: How Imagination, Observation, and Zero-Based Thinking Change Schools. O título é meio difícil de traduzir para o Português, mas eu o traduziria livremente como Aprendizagem sem Hora Marcada: Como a Imaginação, […] […]
  • A Educação Moral
    A Educação Moral ([1]) Conteúdo Educação Integral e Educação Moral A Moralidade: Início da Discussão Ações Morais, Imorais  e “Neutras” do Ponto de Vista Moral A Questão dos Critérios – ou: A Moralidade no Plano Cognitivo O Querer Fazer o que é Certo – ou: A Moralidade no Plano Conativo O Fazer o que se […]
  • A Informática na Educação no Brasil: Uma Vista de um Ponto
    0. Nota Preliminar Este artigo é uma versão revista e bastante ampliada de um artigo autobiográfico que escrevi há três anos (Fevereiro de 2015), com o título “Tecnologia e Educação: Um Recorte Biográfico” [1]. Resolvi revisar e ampliar o artigo como parte de um esforço pessoal para deixar registrada, de forma tão detalhada e fidedigna […]
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
Website Powered by WordPress.com.
Create your website at WordPress.com
Get started
Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
%d bloggers like this: